segunda-feira, 1 de março de 2010

Teste de lactato: conheça melhor seu corpo e melhore sua performance.



Com o objetivo de conhecer melhor o condicionamento físico de cada atleta e prescrever um treinamento mais individualizado e preciso, a partir de 2010, a Run&Fun oferecerá o Teste de Dosagem de Lactato Sanguíneo para os atletas que buscam melhorar suas marcas em provas de 10km, 21Km, Maratonas ou Ultramaratonas.

No último dia 20/02 foi realizado o teste exclusivamente para os atletas que participarão das Maratonas de Paris, Londres e Boston, e da Ultramaratona Two Oceans.

Saiba mais:

O que é lactato?

O lactato é um derivado do ácido lático, que é produzido pelo organismo após o fornecimento de energia para a atividade física. Quanto maior a intensidade e a duração do esforço, maior a quantidade de lactato na corrente sanguínea e nos músculos. O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar a perda de desempenho, além de que causa dor e desconforto logo após o exercício.

Por que avaliar a produção de lactato?

É uma forma de avaliar, com alta precisão, a condição física do corredor. Fazendo uma analogia com o Raio X, seria uma espécie de "radiografia" da capacidade aeróbia do maratonista.

Como é feito o teste de lactato?

O teste é simples e indolor. São coletadas gotículas de sangue da ponta dos dedos para que seja analisada a dosagem da concentração do lactato sanguíneo. Existem várias formas de realização do teste e, nosso departamento de fisiologia orientará o atleta quanto ao protocolo mais adequado aos seus objetivos. Os avaliadores utilizarão sempre material descartável e luvas hospitalares para garantir total assepsia do procedimento.

Como será realizado o teste de lactato para os maratonistas?

Especificamente neste teste, o atleta percorrerá a distância de 24 km, no ritmo pretendido para a maratona. A cada 6 Km será retirada para análise uma gota de sangue, através de coleta pela ponta dos dedos. O principal objetivo é verificar se o ritmo pretendido para a realização da prova poderá ser de fato sustentado ao longo da maratona.

O que será determinado pelos resultados?

Os resultados podem demonstrar a capacidade do atleta em percorrer uma maratona no ritmo determinado em treinamento. Após a análise do nosso departamento de fisiologia do exercício, o atleta será orientado a respeito do ritmo ideal para empregar durante sua prova-alvo.

Como realizar o teste na Run&Fun?

Após receber a divulgação feita pela Run&Fun, a qual será específica para cada modalidade (maratona, 21km ou 10km), o atleta poderá entrar em contato com nosso departamento de fisiologia, pelo telefone 5096-4746 ou através do email: fisiologia@runefun.com.br, e agendar o seu teste. A realização do teste é opcional e terá um custo adicional de R$ 150,00.

Em breve divulgaremos a data em que o teste será realizado para os atletas que participarão das distâncias 10km e 21km.

Para mais informações sobre o assunto lactato, acesse o link: http://www.lactate.com/ptindex.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário