terça-feira, 31 de agosto de 2010

O peso das corridas


Há quem comece a correr por uma razão: perder peso. E não tem problema algum! Correr faz bem ao corpo e mente, traz hábitos saudáveis e pode contribuir para o bem-estar do atleta no quesito que desejar. No entanto, não existem milagres – para emagrecer através do exercício físico, é preciso se dedicar ao esporte e à boa alimentação, além de ter sempre ao lado orientações de um nutricionista esportivo e do treinador.

Se o objetivo na corrida for perder peso, vá em frente... mas com treinos freqüentes (de 4 a 5 vezes na semana) e respeitando os limites do próprio corpo.

Fonte: http://o2porminuto.uol.com.br/

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Run&Fun no Ironman 70.3 - Penha (SC)




No dia 28 de agosto, aconteceu em Penha (SC) o Ironman 70.3. A Run&Fun esteve lá e nossos atletas foram muito bem. Em 1900 metros de natação; 90km de ciclismo e 21km de corrida, Breno Persona fechou a prova com o tempo de 5h29'23"; Aimberê Maciel com 5h41'09" e César Mikail com 5h49'06".

Parabéns aos três por mais uma conquista! Valeu!!

Proteínas de peixes


Cerca de 20% da carne de peixe é composta por proteínas da melhor qualidade. Rica em aminoácidos essenciais e ômega 3, ela é recomendada aos corredores de provas longas, pois ajuda a diminuir processos inflamatórios no corpo. Saborosa e leve, a carne de peixe também contém nutrientes importantes. Vitaminas A, E e D e as do complexo B, que melhoram a produção de energia do corpo no momento das passadas e ainda elevam o aproveitamento dos sais minerais de outros alimentos.

Comer peixe ao menos duas vezes na semana é ótimo para a saúde, e ainda uma forma de variar o cardápio. Experimente!

Fonte: http://o2porminuto.uol.com.br/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Baixa umidade requer maiores cuidados para treinar


Enquanto a água não cai e o tempo continua seco, é bom ressaltar alguns cuidados - nada que o corredor já não faça, mas hábitos que em dias de baixa umidade devem ser reforçados.

A Run&Fun dá a dica: durante os treinos, diminua o ritmo e evite chegar à freqüência cardíaca máxima. Procure se hidratar ainda mais e não deixe de usar o protetor solar, principalmente em corridas diurnas e de longas distâncias.

Seguindo as orientações dos treinadores, usufrua de seus exercícios mesmo quando o clima não ajuda muito.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alongamento e fortalecimento contra a dor lombar


Postura errada ou fraquezas nas musculaturas abdominal e lombar podem causar dores. A melhor maneira de evitar este incômodo não é novidade: o alongamento. Mas é bom também ficar atento aos movimentos do corpo e à postura da coluna. Com esforço consciente para melhorar hábitos errados, problemas mais sérios podem ser facilmente evitados.

Deixe de lado as dores, e antes de correr, aqueça-se sempre!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E os doces, quando comer?


Que dúvida! A solução pode ser simples: basta ter equilíbrio e não abusar do açúcar. Uma boa opção são os doces à base de frutas. As barras de cereais também adoçam a vida e ainda contém fibras e carboidratos completos, o que garante energia constante durante o exercício.

Doces ricos em gorduras saturadas e gorduras trans devem ser evitados. E quando bater a vontade de comer um chocolate, o melhor é o amargo, rico em nutrientes que diminuem o colesterol. Com moderação, é possível comer o que se tem vontade sem prejudicar o desempenho na corrida.

Vale lembrar: o tradicional Romeu & Julieta (queijo branco e uma fatia de goiabada) é uma boa pedida após os treinos.

Fonte: http://o2porminuto.uol.com.br/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pense: tenha seu ritmo em mente


Para um bom rendimento na corrida, não só as pernas devem estar preparadas como o pensamento também. Em 1996, um pesquisador alemão, H.V. Hulmer, percebeu que ao realizar uma tarefa, o cérebro se volta para o resultado final, trabalhando de trás pra frente. A partir do término do evento, ele calcula quanto esforço é necessário para cumprir seu objetivo. Então, cientistas do exercício passaram a estudar a idéia e, hoje, não há mais dúvidas: o atleta que reflete sobre seu ritmo e faz do pensamento uma de suas estratégias para controlar o corpo, alcança melhores resultados em treinos e provas.

Manter o foco, segurar o ímpeto e seguir em frente são algumas das dicas. Junto ao preparo físico, o corredor deve ter habilidades mentais para alcançar o ritmo estipulado; por isso é importante dar atenção aos pensamentos e dosá-los para que os benefícios da corrida estejam sempre alinhados entre corpo e mente.

Fonte: http://runnersworld.abril.com.br/materias/pense/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O prazer de correr


A endorfina é responsável pelas sensações de bem-estar e alegria pós-treino. Trata-se de uma substância produzida pelo cérebro através do estímulo de exercícios físicos aeróbios. E por isso, é tão comum entre corredores o sentimento de “vício” em relação ao seu esporte.

Com orientação e treinando entre amigos, o atleta sente ainda mais os efeitos positivos desta atividade. A endorfina ajuda a aliviar dores, aumenta a disposição física e mental e faz com que o organismo se acostume às boas sensações.

É mais uma das causas que explicam o amor pela corrida!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ande descalço.


Relaxar os pés também é importante para um corredor, e caminhar sobre superfícies naturais sem os tênis é a dica.

Ao andar descalço na areia, em grãos, folhas secas ou cascalho, o atleta estimula milhares de terminações nervosas existentes na planta dos pés. É como uma massagem que favorece o bom funcionamento de várias partes do corpo: as ramificações dos pés estão ligadas à coluna vertebral, à cabeça e aos membros inferiores e superiores. Mais aconselhável ainda é pisar sobre terrenos planos, pois eles não provocam sobrecarga nas articulações.

Os tênis? Preserve para as corridas em asfaltos ou calçadas!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Neste domingo, Circuito das Estações – Primavera em BH!


Nossos atletas Run&Fun se preparam para agitar mais uma vez a capital mineira. É neste domingo, 22 de agosto, que acontece o Circuito das Estações - Etapa Primavera de Belo Horizonte.

Para correr as distâncias de 5k e 10k, estarão presentes 35 atletas Run&Fun e nossa equipe técnica de BH. A largada será às 8h na Nova Praça da Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima.

Mais informações: http://www.circuitodasestacoes.com.br/

Boa prova, pessoal!

Foto: Divulgação - Praça da Pampulha/Alexandre Mancini

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Reconheça os sintomas do próprio corpo


Se sentir alguma dor após a corrida, não estranhe. Pequenos incômodos depois do exercício físico são normais – é sinal de que o corpo esteve trabalhando. O importante é saber distinguir o cansaço comum de lesões mais sérias, e aí então perceber quais providências tomar.

O incômodo pós-treino pode significar fadiga, micro-lesão ou lesão. Estes três aspectos são distintos e é recomendável que o atleta sempre se oriente com seu treinador ou médico a respeito de seus diferentes sintomas.

Para prevenir desgastes, o bom e velho alongamento também não pode faltar!

Foto: Divulgação

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Feijoada Solidária!


No próximo sábado, 21 de agosto, a Associação Esporte Solidário – Run&Fun realiza mais uma Feijoada Solidária, um evento delicioso pelo incentivo ao esporte e cidadania. Será no Jockey Club, em São Paulo, a partir das 13h.

Adquira o convite com seu treinador e doe quilômetros!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Uma inspiração...


"Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito” - Aristóteles.

E também por isso, corremos! Fazemos da saúde, a nossa rotina.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Circuito das Estações SP - Primavera (26/09): Inscrições abertas!

Já estão disponíveis, através da Run&Fun, as inscrições para o Circuito das Estações SP - Etapa Primavera, Corrida de 10 km.

A prova será no dia 26/09/2010 e as inscrições pela Run&Fun vão até 28/08/2010.

Para saber como efetuar sua inscrição, basta acessar a área restrita do nosso site: http://www.runefun.com.br/

ATENÇÃO: ANTES DE EFETUAR A SUA INSCRIÇÃO, POR FAVOR, CONSULTE SEU TREINADOR E VEJA SE ESTÁ APTO A PARTICIPAR DA PROVA.

Viagem é saúde!


Sabe o que também traz qualidade de vida? Viajar.

Para correr em outros ambientes ou apenas para fugir um pouco da rotina, a viagem pode revigorar o ser humano. É sinônima de diversão, de novos conhecimentos, prazeres e também de bem-estar. Mais ainda se sua opção estiver adequada aos mandamentos de uma vida saudável: boa alimentação, contato com a natureza, esporte e tranqüilidade.

Se estiver de bobeira no fim de semana, junte os amigos ou a família e vá de encontro a esta experiência!

Nossos parceiros do Club Member podem ajudar:
http://www.runefun.com.br/ClubMember.asp

quinta-feira, 12 de agosto de 2010