terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gabrielle Andersen, Olimpíadas de 1984


Dependendo da sua idade, você não acompanhou a chegada da maratonista nas Olimpíadas de 1984, que aconteceu em Los Angeles (CA). E independente da sua idade, óbvio que você já viu alguma imagem dela.

A prova foi marcada por 2 acontecimentos que a fizeram entrar para a história: foi a primeira Maratona Olímpica Feminina. Conforme diz o texto inicial do vídeo abaixo, "até então, médicos e organizadores defendiam a tese de que mulheres não teriam condições de concluírem uma maratona". O segundo, a chegada da atleta Gabrielle Andersen. Das 50 que largaram, 44 completaram a prova. Entre as 44, a suiça Gabrielle, na época com 39 anos. Aquela foi sua primeira e última oportunidade de participar de uma prova olímpica - oportunidade esta que ela não desperdiçou.

As imagens de sua chegada, em 37o lugar, ficaram e ficarão marcadas para sempre. Com caimbras, completamente exausta, praticamente cambaleando, seus últimos metros foram dramáticos e aplaudidos em pé por toda a arena. Talvez todo o mundo o tenha feito, levantando-se de suas poltronas ao acompanhar tamanho empenho, tamanha superação. E merecem ser aplaudidos hoje - e sempre - por todos.

Seu objetivo era completar a prova simplesmente. E assim foi feito.

Uma inspiração para todos nós, Comunidade Run&Fun.

Veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário