quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jaime e a Ultramaratona. Sim, ultra.

Ultramarathon 24 horas Campinas Run 2010: este é o nome da prova.

Conforme o site oficial do evento, funciona assim: "é uma corrida pedestre, de única etapa, com total liberdade de ritmo. A duração será de 24 HORAS, e serão declarados vencedores os atletas que percorrerem a maior quilometragem no prazo definido."

Ah tá. Simples assim.

Tentando ainda entender, continuamos lendo o regulamento da prova e encontramos o seguinte parágrafo: "O evento será realizado com chuva ou com sol, só podendo ser cancelado em caso de condições de catástrofe que coloquem em risco a integridade física dos atletas e participantes." OK. Os mais céticos já podem logo afirmar que o item acima vai contra a própria definição da prova. Afinal, correr durante VINTE E QUATRO HORAS já poderia ser considerado um risco à integridade física dos atletas. Dos mortais, claro.

Ou não? Não, se o seu nome for Jaime Maria da Rocha.

Jaime é ultramaratonista Run&Fun/ Nike e vem se preparando para esta prova desde o dia 1o de setembro: já percorreu 2.300km em 65 dias com média diária de 35km feitos em torno de 3h. Alimenta-se a cada 2h durante o dia e nos treinos, a cada 1h30. No seu cardápio, muito carboidrato (pão,macarrão), além de frutas, frutas cristalizadas e rapadura. Além disso, muita, muita hidratação. E nos treinos e provas, mais carboidrato em gel e líquido.

E nos momentos que cabeça não colabora (mesmo quem corre 5km, 10 km, sabe que acontece), imaginem só o que o se passa nos pensamentos de um atleta correndo durante VINTE E QUATRO HORAS (não nos cansamos de escrever isto em caixa alta, porque é, definitivamente, um feito), Jaime diz que mentaliza a prova e tudo o que pensa em realizar: seus objetivos, seu ritmo, o que irá ingerir e ainda "converso com Deus e brigo muito comigo mesmo pois nesta hora tenho que me superar". E completa: "penso muito em minha mãe que nunca me viu competir pois faleceu quando eu tinha 18 anos".

Se ele já pensou em desistir? "Jamais"

ATENÇÃO ATLETAS RUN&FUN: quer ajudar?

1. Você pode ir lá dar um trote de uma volta com ele. A prova será em Campinas, no Parque Taquaral. O início é no dia 27/11 às 9h40.

2. Se não puder, pode torcer enviando energias e vibrações positivas, acompanhando via internet, no site http://www.ultrarunnereventos.net

Em breve, mais notícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário