segunda-feira, 16 de maio de 2011

Recomendações do Dr. Henrique Grinberg: fique esperto!

Por Dr. Henrique Grinberg
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP

Dieta e atividade física regular! Elas são recomendações da Cardiologia preventiva que muitos têm dificuldade em cumprir. Entendemos que certos esclarecimentos ajudam à adesão e contribuem para uma vida mais saudável.

Quem tem níveis de triglicérides elevados, circunferência abdominal elevada, HDL baixo (“colesterol bom”), resistência insulínica e hipertensão arterial estão mais propensos a sofrerem doença cardiovascular, pelo que chamamos de síndrome metabólica.

Recentemente, uma nova classificação dos níveis sanguíneos de triglicérides foi publicada, sendo considerado normal valor inferior a 150 mg/Dl e ótimo inferior a 100 mg/Dl ( American Heart Association ). Para isso as principais recomendações da nova diretriz se baseiam no controle da dieta e na prática regular de atividade física.

Priorizem verduras, legumes e frutas com baixo teor de frutose ( não mais do que 50 – 100 g por dia ). Enriqueçam a dieta com grãos e fibras. Dêem preferência às gorduras insaturadas ou poliinsaturadas, especialmente ricas em Ômega 3. Faça atividade física regular de moderada intensidade pelo menos 150 minutos por semana. Dessa forma é possível reduzir o triglicérides em até 30%, além de reduzir o LDL ( “colesterol ruim”) em aproximadamente 15% e elevar o HDL de 8 a 10%.

O uso de medicamentos está indicado em situações bem definidas, porém muitas vezes podemos evitá-los se exercitando e comendo de forma saudável. Lembramos que alguns medicamentos usados na regulação do metabolismo dos lipídeos podem interferir com a função da musculatura esquelética e limitar a prática de exercícios.

Os Cardiologistas estão preparados para conduzir a orientação. Sigam orientação nutricional e cumpram as planilhas de treinamento.

Boa semana para todos nós !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário