terça-feira, 24 de maio de 2011

Você e seu coração envelhecendo "relaxados"


Por: Dr. Henrique Grinberg. Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração / HC - FMUSP

Todos os segundos, minutos, horas, dias, meses, anos das nossas vidas estamos envelhecendo. Porém com um bom estilo de vida, os dias virão com qualidade e menor probabilidade de adquirirmos uma doença cardiovascular.

Uma das principais modificações da estrutura do coração com o passar dos anos é a perda da sua massa e consequentemente da sua elasticidade, da mesma forma que ocorre com a musculatura esquelética. O relaxamento do coração, conhecido por diástole, depende de sua elasticidade para fazê-lo adequadamente. Um dos principais problemas cardiovasculares com o passar dos anos é o prejuízo no relaxamento cardíaco e a manifestação de sintomas como a falta de ar aos esforços, conhecido como insuficiência cardíaca diastólica. Essa condição limita os indivíduos de suas atividades, é causa comum de internação hospitalar e compromete a qualidade de vida.

Recentemente pesquisadores americanos estudaram dois grupos de pessoas com mais de 65 anos. Um grupo sedentário durante toda a vida e outro grupo que frequentemente pratica atividade física há 25 anos. Os resultados foram impressionantes. O grupo sedentário possuía massa cardíaca bem menor do que o grupo treinado e o coração desses que se exercitam tiveram massas cardíacas semelhantes aos corações de indivíduos bem mais jovens, entre 25 e 35 anos.

Praticar atividade física regular preserva a massa muscular do coração, mantendo sua elasticidade, o que parece diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares freqüentes como a insuficiência cardíaca. Praticar atividade física regular é garantir que você e seu coração envelheçam relaxados!

Boa semana para todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário