quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pessoas com pressão alta podem praticar atividade física ?


Por: Dr. Henrique Grinberg, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP. henrique.grinberg@hotmail.com

Sem muito mistério, a resposta é sim. Segundo as diretrizes brasileiras para tratamento da hipertensão arterial sistêmica de 2010 é recomendação classe 1 com nível de evidência A, ou seja, indicar atividade física para o controle da pressão arterial é correto e deve ser conduta prioritária tomada por nós profissionais da saúde.

Uma avaliação multidisciplinar antes do início do programa de atividade física e a periodicidade das reavaliações são fundamentais para a adequação das planilhas de treinamento, além da complementação da avaliação clínica caso a caso.

Diversos mecanismos fisiológicos estão envolvidos com a redução da pressão arterial após exercício físico e que influenciam no controle clínico da pressão arterial. Em paralelo, os efeitos adicionais na regulação do metabolismo são importantes no controle da resistência insulínica em pessoas diabéticas ou pré-diabéticas, no controle do colesterol e dos triglicérides, na redução do peso corporal, na interrupção do tabagismo, na melhor qualidade do sono, entre outros.

Se você é hipertenso faça atividade física regular, orientada por equipe multiprofissional, pelo menos 3 vezes por semana de 30 a 60 minutos por dia com intensidade leve a moderada ( 60 a 80% da freqüência cardíaca máxima ) com evolução lenta e progressiva conforme orientação dos seus treinadores. Atividade física de grande intensidade pode ser feita ao estar condicionado, mediante adequada orientação e com níveis pressóricos controlados. Dê preferência aos exercícios aeróbicos cíclicos e que envolvam grandes grupamentos musculares. Nunca se esqueça de seguir as orientações nutricionais fundamentais para o controle da pressão arterial (dieta sem sal, pobre em gorduras saturadas, bastante frutas, verduras e legumes, laticínios desnatados, baixa ingesta de doces e açucares, baixa ingesta de bebidas alcoólicas). Exercícios resistidos devem complementar a atividade física aeróbica.

Amigos da Run & Fun não se sintam “pressionados”, pratiquem atividade física e promovam a saúde!



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