quinta-feira, 21 de julho de 2011

Entrevista: Alain Poletto


Chef de cozinha, Mestre e Consultor
54 anos
Local de treino:
Ibirapuera

Quando chegou ao Brasil, há 9 anos, o Chef francês que sempre teve contato com natureza e com o esporte, encontrou na prática da corrida a manutenção do equilíbrio. Além disto, foi também uma forma de fazer amizade com amigos com pessoas que compartilham da mesma paixão. Hoje, quando organiza uma festa em sua casa, 95% das pessoas são corredores. “Minha segunda família, mas para mim a primeira aqui no Brasil. No esporte todo mundo é igual, um short, um par de tênis, uma camiseta mas com o mesmo objetivo, é muito difícil de encontrar este aspecto no dia a dia. Fiz amizade aqui no Brasil com gente tão diferente.”

Ele já participou das maratonas de Buenos Aires e Honolulu, mas é a da China que ficou marcada na sua trajetória, “em minha mente e meu coração”, afirma.

Este ano, o atleta foi o primeiro – e por enquanto único - Run&Fun a participar da Grande Maratona da Muralha da China, que já estava há “dois anos marinando na minha cabeça”. Sim, marinando. Para os que não cozinham ou não sabem, vamos esclarecer: marinar é o ato de manter o alimento em repouso, para que fique impregnado com os temperos. Neste caso, os temperos foram preparação, disciplina e fé.

O talento entre as panelas trouxe Alain para o Brasil. Encontrado por um empresário (dono de restaurante) através do seu livro “La cuisson sous vide” (ainda não traduzido para o português), sobre o processo de cozimento a vácuo (sous vide) que desenvolveu há vinte anos.

Vencido o desafio da Muralha, o Chef está montando uma linha gourmet de ustensilios e equipamentos de cozinha com a sua assinatura. Para divulgar, irá dar aulas e escrever um novo livro que pode ser classico ou digital.

Para ele, a maratona "junta disciplina, paciência, estratégia, força, garra, coragem, humildade, tudo isso para atingir um objetivo. Nossa vida profissional não esta precisando das mesmas virtudes? Durante a fase de treino é conciliar trabalho e treinamento, vida social. Dosar para poder organizar com eficiência essas partes."

Dosar, como em uma receita bem executada. Certo Alain?


Nenhum comentário:

Postar um comentário