quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pais, atenção: cuidado com a obesidade infantil!


Olá amigos da Run e Fun!

Atualmente vivemos um cenário epidêmico de obesidade. Cada vez mais as pessoas estão atingindo as faixas de sobrepeso e obesidade e suas conseqüências não são muito boas. Resistência insulínica, hipertensão arterial, distúrbio do colesterol e do triglicérides, além de apnéia do sono, problemas ósteo-articulares, psicológicos, entre vários outros sérios problemas de saúde estão sendo diagnosticados cada vez mais precocemente nessa população. O negativo impacto na qualidade de vida e até mesmo na sobrevida dessas pessoas alarma os profissionais da área de saúde para um debate constante e incansável no intuito de combater a obesidade.
O foco está nas crianças. Acredita-se que a obesidade se inicia na infância com a má educação no quesito hábito saudável, principalmente a má educação alimentar por parte dos pais e da publicidade da indústria alimentícia. Nossas crianças não comem verduras, frutas e legumes. Preferem as guloseimas com alto teor de gorduras saturadas e elevado índice glicêmico ( hipercalóricos ).
Além disso, o sedentarismo imposto pelo crescente desenvolvimento tecnológico contribui para um balanço energético positivo, o que acelera o processo de ganho de massa desordenado e descontrole metabólico.
Pais!!! Não permitam que seus filhos iniciem esse processo. Estimulem um hábito de vida saudável. Educação alimentar e atividade física regular são fundamentais para garantir o desenvolvimento saudável de seus filhos. E não se esqueçam de propor nas reuniões escolares atividades nesse sentido.

Por: Dr. Henrique Grinberg
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP
henrique.grinberg@hotmail.com

Um comentário:

  1. Meus amigos,temos em nossa loja Óticas Wanny Oscar Freire,um espaço para o esportista,com muitos Óculos para andar de bike inclusive óculos que permite correção de seu grau.
    Contato:
    Jorge.otica@globo.com
    30645119

    ResponderExcluir