sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como nossas crianças podem nos ajudar a ganhar saúde?


Recentemente no Congresso Europeu de Cardiologia, uma pesquisadora brasileira ganhou destaque com uma pesquisa inusitada. Ela estudou por um ano mudanças nos indicadores cardiovasculares de pais de crianças de escolas públicas de Jundiaí (SP), aplicando um programa educativo multidisciplinar sobre estilo de vida saudável nos estudantes da faixa etária de 6 a 10 anos.

As crianças e seus respectivos pais foram divididos em dois grupos e acompanhados por um ano. Os grupos receberam, no início do estudo, material educativo por escrito sobre reeducação alimentar, importância da atividade física regular e interrupção do tabagismo. As crianças do grupo de intervenção, juntamente com seus pais, receberam um programa educativo semanal com atividades esportivas, jogos, filmes, atividades multidisciplinares com nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, médicos, enfermeiros e aulas de culinária saudável.

No início do estudo, 15 pais (9,3%) no grupo controle e 11 pais (6,8%) no grupo de intervenção tinham um risco intermediário/alto (risco > 10% de doença cardíaca coronariana nos próximos 10 anos). Depois do programa, houve uma redução de 91% no número de pais com um risco intermediário/alto no grupo da intervenção (um pai com um risco >10%) em comparação com uma redução de apenas 13% no grupo controle (13 pais com um risco >10%).

Promover a saúde é sem dúvida a melhor de forma de prevenir as doenças cardiovasculares. Educar nossas crianças nesse sentido é investir na saúde não só deles, mas na nossa também!!! Comentem isso nas reuniões escolares; Sugiram programas educativos visando a melhoria dos indicadores de saúde. O coração agradece!

Boa semana para todos nós !

Henrique Grinberg

Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP
henrique.grinberg@hotmail.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tri atletas em Pirassununga: e na volta, com troféu!



No último final de semana aconteceu o Triathlon Long Distance Pirassununga. Foram  1,9 km de natação, 90 km de pedal e 21 km de corrida na AFA – Academia da Força Aérea. Fernando de Oliveira dos Santos e Luciana Salvi de Mesquita, atletas Run&Fun estiveram presentes acompanhados do treinador Alexandre Bovenzo. 


Com largada pontual, o percurso plano domina em quase toda a extensão da prova onde água, gatorade, refrigerante e frutas são distribuídas.  A prova é a distância do ½ Ironman e a mais indicada para os atletas que querem fazer sua primeira prova de longa distância.


Os pontos negativos observados na prova, são os incontroláveis pelos mortais, conforme nos conta o treinador Bovenzo: "Muito calor fazendo com que os atletas mantivessem uma hidratação muito acima do que estão acostumados. E o vento aumentou nas 2 últimas voltas do ciclismo."


Fernando Santos terminou a prova com o excelente tempo de 5h34m10s, fazendo um ciclismo igual ao realizado nos treinos, com uma corrida ótima e mantendo uma média de 4’30” nos 21km - mesmo após já ter pedalado e nadado, superou muito bem o sol forte. 


Luciana Salvi de Mesquita largou entre as 10 primeiras da água com aproximadamente 30 minutos, e manteve-se muito bem nesta etapa do ciclismo suportando o vento forte nas ultimas voltas. Terminou a prova em 5h58m e de quebra levou um troféu de 3ª colocada na categoria!


E fica a dica: "Para o próximo ano, todos os atletas que tiverem o objetivo de provas de longa distância, este é um evento a ser indicado devido a ótima organização e percurso plano."











terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hipertensos, comam melhor!


Olá amigos da Run e Fun!

A pressão arterial é a representação da tensão exercida pelo sangue na parede das artérias. A interação entre o volume de sangue ejetado pelo coração a cada batimento, a freqüência do coração e a resistência dos vasos, constitui os valores de pressão arterial. O valor 120 x 80 mmHg é adequado e precisamos mantê-lo ao longo da vida para não sobrecarregar órgãos vitais como o coração, o cérebro, os rins, os olhos e as artérias do corpo como um todo. A hipertensão arterial é o principal fator de risco das doenças cardiovasculares graves e seu combate é nossa obrigação.

Como os fatores genéticos ligados à hipertensão arterial são imutáveis, devemos nos compromissar com intervenções modificáveis. Os medicamentos anti-hipertensivos são muito importantes para o controle da pressão, porém as medidas não farmacológicas são bastante efetivas, causam menos efeitos colaterais e menos custo. Além de atuarem no controle de vários outros fatores de risco ( distúrbio do colesterol e do triglicérides, diabetes, obesidade, problemas ortopédicos, distúrbios psiquiátricos e respiratórios), entre muitos outros benefícios. Portanto mude seus hábitos, faça atividade física aeróbia regular, reeduque sua alimentação e não fume.

Essa tabela simples pode orientar de forma geral a dieta para controle da pressão arterial. Nutricionistas de plantão!!! Por favor, contribuam com mais dados interessantes.


PREFIRA
MODERE
EVITE
CARBOIDRATOS
Biscoito integral
Biscoito de água
Biscoito de água e sal

Arroz integral
roz branco
Risoto

Massa Integral com molho de tomate fresco
MasArsa branca com molho de tomate fresco
Massa com molho de tomate enlatado
VEGETAIS E FRUTAS
Sopa de legumes frescos
Sopa com macarrão
Sopa industrializada

Fruta fresca com casca
Suco de fruta
Fruta com Chantilly

Vegetal crú
Vegetal cozido
Vegetal com molho branco
LEITE E DERIVADOS
Ricota
Queijo branco
Queijo parmesão

Leite desnatado
Leite semidesnatado
Leite integral

Iogurte natural desnatado
Iogurte light
Iogurte integral
CARNES E LEGUMINOSAS
Sardinha fresca assada
Peixe no molho
Sardinha enlatada

Frango sem pele
Frango com pele
Frango frito

Feijão cozido
Feijão com carnes
Feijão com bacon
GORDURAS
Molho de azeite sal e limão
Shoyu
Tempero industrializado

Margarina light sem sal
Margarina sem sal
Manteiga

Ervas frescas e desidratadas

Caldos de carne e frango prontos

Em breve algumas orientações para o controle do colesterol e do triglicérides.

Boa semana para todos nós!

Henrique Grinberg
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP
henrique.grinberg@hotmail.com