terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hipertensos, comam melhor!


Olá amigos da Run e Fun!

A pressão arterial é a representação da tensão exercida pelo sangue na parede das artérias. A interação entre o volume de sangue ejetado pelo coração a cada batimento, a freqüência do coração e a resistência dos vasos, constitui os valores de pressão arterial. O valor 120 x 80 mmHg é adequado e precisamos mantê-lo ao longo da vida para não sobrecarregar órgãos vitais como o coração, o cérebro, os rins, os olhos e as artérias do corpo como um todo. A hipertensão arterial é o principal fator de risco das doenças cardiovasculares graves e seu combate é nossa obrigação.

Como os fatores genéticos ligados à hipertensão arterial são imutáveis, devemos nos compromissar com intervenções modificáveis. Os medicamentos anti-hipertensivos são muito importantes para o controle da pressão, porém as medidas não farmacológicas são bastante efetivas, causam menos efeitos colaterais e menos custo. Além de atuarem no controle de vários outros fatores de risco ( distúrbio do colesterol e do triglicérides, diabetes, obesidade, problemas ortopédicos, distúrbios psiquiátricos e respiratórios), entre muitos outros benefícios. Portanto mude seus hábitos, faça atividade física aeróbia regular, reeduque sua alimentação e não fume.

Essa tabela simples pode orientar de forma geral a dieta para controle da pressão arterial. Nutricionistas de plantão!!! Por favor, contribuam com mais dados interessantes.


PREFIRA
MODERE
EVITE
CARBOIDRATOS
Biscoito integral
Biscoito de água
Biscoito de água e sal

Arroz integral
roz branco
Risoto

Massa Integral com molho de tomate fresco
MasArsa branca com molho de tomate fresco
Massa com molho de tomate enlatado
VEGETAIS E FRUTAS
Sopa de legumes frescos
Sopa com macarrão
Sopa industrializada

Fruta fresca com casca
Suco de fruta
Fruta com Chantilly

Vegetal crú
Vegetal cozido
Vegetal com molho branco
LEITE E DERIVADOS
Ricota
Queijo branco
Queijo parmesão

Leite desnatado
Leite semidesnatado
Leite integral

Iogurte natural desnatado
Iogurte light
Iogurte integral
CARNES E LEGUMINOSAS
Sardinha fresca assada
Peixe no molho
Sardinha enlatada

Frango sem pele
Frango com pele
Frango frito

Feijão cozido
Feijão com carnes
Feijão com bacon
GORDURAS
Molho de azeite sal e limão
Shoyu
Tempero industrializado

Margarina light sem sal
Margarina sem sal
Manteiga

Ervas frescas e desidratadas

Caldos de carne e frango prontos

Em breve algumas orientações para o controle do colesterol e do triglicérides.

Boa semana para todos nós!

Henrique Grinberg
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP
henrique.grinberg@hotmail.com

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