sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Se mexam!

Pesquisadores publicaram no Jornal Europeu de Cardiologia um estudo envolvendo pessoas de vários países com o objetivo de mensurar o impacto na saúde cardiovascular de indivíduos sedentários. Esse estudo concluiu que o sedentarismo é um fator de risco universal para as doenças cardiovasculares, em especial para as doenças isquêmicas do coração (angina e infarto agudo do miocárdio).
 

O estudo conseguiu associar (não entendam como relação causal) inatividade com aumento do risco cardiovascular e alguns marcadores interessantes se associaram ao risco. Possuir televisor e/ou carro teve maior associação com o risco de problemas cardiovasculares por serem mais sedentários do que pessoas que não assistem televisão e/ou usam o carro. 

Essas pessoas são mais ativas no seu dia a dia e se movimentam mais para se divertirem e se deslocarem.
 

A recomendação final já é conhecida por todos nós, exercitem-se, se mexam, evitem ficar parados e inativos, o seu risco cardiovascular está aumentando. Os estudiosos recomendam subir escadas no trabalho em vez de esperar o elevador, caminhe quando puder evitar o carro, exercite-se e evite ficar sentado horas na frente da televisão muitas vezes comendo calorias em excesso.
 

Esse texto nos mostra a importância dessa simples intervenção de baixo custo na saúde da população mundial e a preocupação dos cardiologistas (publicação recente, janeiro de 2012 em Jornal de alto impacto científico) com cerca de 40 – 70% de sedentários distribuídos pelos quatro cantos do mundo.





Dr. Henrique Grinberg
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP
henrique.grinberg@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário