terça-feira, 10 de abril de 2012

Fotoprotetor: "equipamento" de uso contínuo!


A pele é o maior órgão do nosso corpo e necessita de grande cuidado.

Há alguns anos a Academia Americana de Dermatologia (AAD) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preconizam o uso de fotoprotetores com FPS acima de 30.

Esse número de FPS é indicativo de proteção apenas de raios UVB. Para você realmente obter a proteção indicada no seu fotoprotetor é necessário a quantidade de 2mg/cm2, ou seja, uma grande quantidade de fotoprotetor em cada centímetro da sua pele. Pesquisas no mundo inteiro mostram que os consumidores aplicam uma camada insuficiente de protetor solar (menos de 2mg/cm2): 0,5 -1mg/cm2. Quando o consumidor aplica uma camada menor que o preconizado, o número de FPS diminui bastante, dando a falsa sensação de estar protegido.

Um artigo desse mês da revista da AAD demonstrou que fotoprotetores acima de 70 fornecem uma boa proteção, mesmo quando aplicado em quantidade insuficiente. Esse artigo comenta que os fotoprotetores acima de 70 atende aos níveis mínimos de proteção contra o câncer de pele e prevenção do fotoenvelhecimento.

Atenção na composição do fotoprotetor para que ele contenha uma boa proteção também contra UVA e luz visível, o seu dermatologista pode indicar o melhor para o seu tipo de pele, adequado aos seus hábitos. O fotoprotetor ideal deve conter filtros químicos e físicos, com boa cosmética.

Não esqueçam de aplicar em todas as áreas fotoexpostas, não esquecendo das orelhas, nuca, pescoço, mãos, braços e colo. E também de utilizar outro métodos de fotoproteção, como roupas adequadas, bonés e viseiras.

Como o assunto é complicado, podem mandar emails com dúvidas que terei o maior prazer em responder!

Aguardem: foi anunciado no congresso da AAD em San Diego o lançamento no Brasil de um adjuvante oral na fotoproteção, bem indicado para quem possui fotodermatoses como manchas (melasma) ou outras doenças relacionadas com a exposição solar.

Dr. Carlos Eduardo Nunes

Dermatologista
eduardo.nunes@me.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário