quinta-feira, 24 de maio de 2012

Histórico Familiar de HAS e atividade física


Você é parente de um hipertenso ? Exercite-se e amenize a tensão!!!

Exercitar-se regularmente é uma das principais recomendações no contexto da prevenção primária da hipertensão arterial sistêmica (HAS). História familiar de HAS é um preditor muito forte para o desenvolvimento da doença e identificar esse grupo de pessoas facilita a implementação de medidas preventivas, sendo a atividade física regular de moderada a alta intensidade o carro chefe para alcançar bons resultados.

Esse conceito ficou mais claro para todos nós após pesquisadores estudarem os efeitos dos exercícios em pessoas com histórico familiar de HAS.

Nessa pesquisa recente, envolvendo 6278 pessoas com média etária de 45 anos, foi identificado ao longo de quase 5 anos 1545 casos novos de HAS e 33% deles com história familiar da doença. Durante o período, sedentários e praticantes de atividade física regular de moderada e alta intensidades foram identificados e os resultados são definidores. Comparando com o grupo controle de pessoas sem histórico familiar de HAS e que praticam exercícios de alta intensidade, indivíduos com histórico familiar e sedentários tiveram 70% mais risco de desenvover HAS. Por outro lado, apesar do histórico familiar, praticantes de exercícios de alta intensidade tiveram apenas 16% mais risco de desenvolver a doença. Todos esses dados com grande poder estatístico.

Todos nós sabemos que a HAS é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e portanto todas as medidas de prevenção e combate a HAS são válidas. Exercitar-se regularmente e com segurança garante a você diversos benefícios de alta relevância, é de baixo custo e ameniza a tensão.

Boa semana para todos nós !

Henrique Grinberg
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP
henrique.grinberg@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário