sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quem viu, viu. Quem não viu leia agora !


Na última apresentação do programa Globo Repórter da Rede Globo tivemos informações da importância da atividade física para o bom funcionamento do nosso corpo. A matéria foi bem feliz ao contemplar vários benefícios dos exercícios regulares e não somente os benefícios ao sistema cardiovascular. Nossa, “não somente os benefícios ao sistema cardiovascular” eu disse. Se eles fizessem tão bem somente ao sistema cardiovascular eu já os defenderia com unhas e dentes, não por ser cardiologista, mas por se tratar do sistema alvo da promoção da saúde. Entretanto, tivemos conhecimento dos benefícios ortopédicos, endócrinos, sexuais, psicossociais, gastrointestinais, imunológicos, entre outros.

Filtrando alguns exageros e sensacionalismos, foi possível interpretar claramente que atividade física faz bem pra tudo. Desde a infância até a terceira idade podemos extrair dos exercícios regulares benefícios específicos para o bom funcionamento do organismo na fase de promoção da saúde e até mesmo no momento da vida em que há necessidade de tratar doenças.

A escolha da reportagem, com a mensagem final - atividade física faz muito bem para o ser humano – foi muito feliz ao ser exibida exatamente na mesma semana em que foi publicada as novas diretrizes sobre prevenção primária da Sociedade Européia de Cardiologia. As recomendações das grandes sociedades de cardiologia da europa em conjunto enfatizam sobre estilo de vida e comportamentos saudáveis desde os primeiros anos de vida, estimulando a abordagem escolar desses temas, com atividades educacionais coordenadas por enfermeiras e equipes multiprofissionais.

A figura do exercício regular orientado, pode ser interpretado como protagonista dos atos preventivos e de promoção da saúde. Carrega naturalmente consigo personagens muito importantes ( dieta adequada, interrupção do tabagismo, fatores psicossocias ) na construção do modelo ideal de saúde.
Portanto galera estamos no caminho certo !! Continuem se exercitando, sendo felizes e ganhando saúde


Henrique Grinberg
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP
henrique.grinberg@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário