segunda-feira, 25 de junho de 2012

As crianças são o foco!


Ontem, no programa Fantástico da Rede Globo, foram apresentados os resultados do "Medidinha certa". 

Esse programa envolveu 3 crianças entre 9 e 11 anos e que já nessa idade apresentavam sinais de descontrole metabólico. Ou seja, descontrole do peso, níveis alterados de pressão arterial para idade e em um deles distúrbio do colesterol. Tudo isso devido aos maus hábitos de vida como dieta inadequada e sedentarismo. Durante o programa, que durou quase 2 meses, os participantes receberam instruções para reverter esses hábitos insalúbres e começaram a comer melhor e praticar atividade física regular. Os resultados apresentados mostraram que as medidas funcionaram e nenhum dos participantes fez uso de medicação, eles simplesmente comeram melhor e se exercitaram. Houve redução significativa do peso em 2 crianças e redução dos níveis de colesterol em outra.

Os produtores foram muito felizes na apresentação desse programa. Mostraram para a população o quão importante é se alimentar adequadamente e praticar exercício físico regular porque dá resultado, sem necessitar de medicação. O mundo vive hoje uma epidemia de descontrole do peso ( sobrepeso e obesidade ) que é o eixo dos distúrbios metabólicos que contemplam a hipertensão arterial, o diabetes, colesterol e triglicérides altos. Esse conjunto de variáveis são responsáveis pela “produção” das principais doenças cardiovasculares no futuro. E quando o cigarro e o histórico familiar entram na história, funcionam como catalisadores do processo de doença.

Devemos dar importância para educação alimentar e à prática de exercícos na educação das nossas crianças, visando o controle do peso desde os primeiros anos de vida e a prevenção do aparecimento dos fatores de risco citados acima. Com isso, no futuro, os índices de problemas cardiovasculares serão menores e desfrutaremos de mais anos de vida e com mais qualidade. As crianças são o foco, há muito tempo para mudar algo que esteja errado e promover a saúde como o programa mostrou. Na idade adulta é possível também, porém mais difícil.
Parabéns ao “Medidinha Certa”, excelente exemplo de promoção da saúde, segredo da boa qualidade de vida no futuro !

Boa semana para todos nós !


Dr. Henrique Grinberg - henrique.grinberg@hotmail.com
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Instituto do Coração – HC-FMUSP
Médico Cardiologista do Hospital Sírio Libanês – SP e do Hospital Nipo Brasileiro - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário