sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dicas para correr no frio

Sair da cama quente em pleno inverno para treinar ou ir até ao parque depois de um dia trabalho numa noite fria não é tarefa fácil. Além de motivação e foco é preciso seguir alguns conselhos para manter a saúde em dia. Afinal, nessa época  as crises de sinusite, bronquite, rinite e todos os "ites"são muito comuns.

Confira as dicas do professor Silvio Camargo para treinar no frio em ambientes externos.


(photo by Thomas Hawk)



1 - Aquecimento
Em dias frios faça um aquecimento de 15 minutos entre ritmo leve e moderado.


2- O que vestir?
Utilize roupas específicas para atividade física como casacos de nylon que funcionam como "corta vento", camiseta dry fit que absorve o suor e seca rápido. A ideia é manter a temperatura corporal. Por isso, evite roupas de algodão, pois o suor é absorvido e o tecido fica úmido ou até molhado e assim você sentirá frio. Use meias confortáveis de material sintético e de preferência própria para corrida. Se estiver muito frio use luvas e algo para cobrir a cabeça, pois perde-se muito calor pelas extremidades.

3 - Esteja visível
Se for treinar à noite em lugar que tenha circulação de carros por perto, use uma peça de roupa refletiva ou uma faixa refletiva para uma corrida mais segura.

4- Hidratação
Mantenha a hidratação com água e ou isotônicos durante todo o treino. Como temos dias com umidade do ar muito baixa, procure manter a hidratação durante todo o treino e use soro fisiológico nas narinas para mantê-las úmidas, isso evita o ressecamento da mucosa e possíveis infecções.

5 - Troca de roupa
Após o termino do treino retire toda a roupa molhada o mais rápido possível e coloque roupas secas e quentes. Mantenha-se aquecido e procure sair do ambiente externo.

6 - Cuide-se e conheça seu limite
Caso apresente dor de cabeça recorrentes, dor de ouvido ou dor de garganta, procure um otorrino para uma melhor avaliação. E se sentir algum desconforto no treino pare imediatamente.


Seguindo essas dicas diminuímos muito a chance de ter algum problema de saúde e não perdemos os treinos.

Você faz algumas coisa específica para correr no frio? Deixe nos comentário e conta pra gente!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

As melhores provas para você fazer ainda este ano


A ressaca da Copa do Mundo já passou, por isso muitos atletas estão aos poucos voltando à ativa. As reuniões com os amigos, os churrascos e encontros nos bares para acompanhar aos jogos da seleção acabaram mais cedo do que gostaríamos, mas para alguns corredores já foi o suficiente para quebrar a rotina dos treinos.

Mas nada como colocar algumas provas no seu calendário para focar nos treinos novamente, não é mesmo? Por isso nossos professores separaram as melhores provas que acontecem neste segundo semestre.

São provas de 5km, 10km, meia maratona e maratona. Tem para todos os atletas e objetivos. Dá uma conferida porque você ainda pode se inscrever.


5km e 10km

Run the Night: As provas noturnas costumam ser mais "festeiras" e para quem está começando pode ser uma experiência muito bacana.
Essa prova tem 21km de percurso, que pode ser feita sozinho, ou  formar times com dois amigos (correndo  10,5 km  cada) ou com quatro amigos fazendo 5,25 km cada um.
Quando e onde: 30/08 em São Paulo
Informações: www.runthenight.com.br

Run the Night 2013



Circuito das Estações: 
Boa para quem gosta de percurso mais técnico, como corredores intermediários e avançados
Quando: 14/09 em São Paulo


Track & Field:
Excelente para melhorar tempo, pois é mais plana e muito bem organizada.
Quando: 23/11 em São Paulo
Informações: tfrunseries.com.br


Circuito das Estações: 
Prova bonita com direto a uma bela vista para o Corcovado.
Quando: 17/08 no Rio de Janeiro


Meia maratonas


Run the Night:
O diferencial dessa prova é ser uma meia à noite, uma raridade.
Quando: 30/08
Informações: www.runthenight.com.br
Meia do Rio
Prova muito bonita, apesar de ser um pouco quente.
Quando: 31/08


Meia de Londres
Percorre todos os belíssimos parques de Londres. Linda!
Quando: 12/10.
Informações: royalparkshalf.com

Meia de Londre. (foto de Paul Willians)



Meia de Buenos Aires
Percurso muito bonito, plano e um bom custo/benefício para quem quer fazer uma viagem internacional
Quando: 07/09
Informações: maratondebuenosaires.org


Meia da Mizuno em Buenos Aires
Assim como comentamos na prova acima, o mesmo vale para essa. Uma boa oportunidade de unir a participação em uma meia bem organizada e com trajeto plano e ainda fazer uma viagem internacional.
Quando: 02/11
Informações:www.mizunobr.com.br


Meia de Amsterdã
Um percurso bonito, plano. Boa opção para aliar uma viagem a Europa com uma meia. O clima nesta época do ano é agradável.
Quando: 19/10
Informações: www.tcsamsterdammarathon.nl



Maratonas


Maratona Du Medoc (Bordeaux, França)
Além de ter um percurso muito bonito, esta é uma prova festiva e o corredor pode parar para degustar vinho (não seria o ideal, mas o propósito da prova é fazer em ritmo de trekking). Boa opção
para maratonistas experientes e que buscam algo inusitado.
Quando: 13/09
Informações: hwww.marathondumedoc.com

Maratona Du Medoc (foto de Dominic Gerelle)



Maratona de Buenos Aires
Bem organizada, plana, clima ameno. Excelente custo/beneficio para fazer uma maratona e desfrutar de uma viagem internacional.
Quando: 12/10
Informações: maratondebuenosaires.org


Maratona de Chicago 
Bem organizada, percurso totalmente plano e bonito, numa cidade muito boa para fazer turismo. Mais de um milhão de pessoas torcendo pelos maratonistas nas ruas. Além disso, conta com uma das melhores feira de produtos voltados para corredor do mundo.
Quando: 12/10
Informações: www.chicagomarathon.com


Maratona de Amsterdã
Bem organizada, percurso totalmente plano e bonito, numa cidade muito boa para fazer turismo.
Quando: 19/10


Maratona de NY
A maratona mais popular do mundo, correndo por todos os bairros de Nova Iorque. Muito bem organizada. Milhões de pessoas torcendo nas ruas. A corrida no dia anterior (Fun Run 5km) com troca de camisetas também é bem recomendada e vale a pena trazer muitas camisetas Verde e Amarelas para trocar com pessoas de outros países. Fica a dica!
Quando: 02/11
Informações: www.tcsnycmarathon.org

Maratona de NY (foto de Lissa)



E aí? Que prova você vai fazer ainda este ano? Deixe nos comentários!
Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões!






sexta-feira, 11 de julho de 2014

Viver, correr e não ter a vergonha de ser feliz...


Com a licença do mestre Gonzaguinha, poderíamos trocar ˜Viver "por  "Correr" no trecho da música "O que é, O qué", que diz: Viver e não ter a vergonha de ser feliz, Cantar e cantar e cantar, A beleza de ser um eterno aprendiz. Correr e não ter a vergonha de ser feliz….


Se você corre sabe do que estamos falando. Corremos não para ter mais dias de vida e sim para ter mais vida no nosso dia a dia.  Além de ser fundamental para a promoção da qualidade de vida e uma boa saúde, a corrida provoca uma mudança em nossas vidas a partir do momento que pegamos o gosto pela coisa.

A cada distância ultrapassada, mais um desafio é cumprido. Você sai da sua zona de conforto onde o maior obstáculo a lidar é com você mesmo. E é uma satisfação muito grande trabalhar com centenas de pessoas com hábitos de vida e objetivos diferentes e ajudá-las na superação e satisfação que a corrida promove. Mas para a corrida não basta só correr.

É necessário levar muitas coisas em consideração antes de simplesmente colocar um par de tênis e sair correndo por aí. Após definido o objetivo, a alimentação, o treino de corrida e musculação, o descanso e a orientação profissional são algumas coisas que devem ser levadas a sério para ter bons resultados.

E resultados variam de pessoa para pessoa, seja correr uma maratona, sair do sedentarismo, buscar a perda de peso ou apenas curtir o bem estar que a corrida promove. Mas o que posso dizer é que todos os atletas que treinamos acabam tendo algo em comum: a paixão pela corrida.

É o caso de uma das nossas alunas atletas, a Liliane Ribeiro, que começou seus treinos com o objetivo de emagrecer. Hoje, 18 quilos a menos ela conta o que significa a corrida para ela:

"Se fosse escolher duas palavras seriam: superação e paixão. Comecei a correr com a ideia de emagrecer, objetivo que está sendo alcançado. Mas hoje não corro somente para emagrecer, corro porque sou apaixonada pela sensação de superação.
Cada treino finalizado é uma vitória alcançada.
Cada medalha adquirida pós prova, pra mim não é só mais uma medalha,  é o símbolo de que quando se quer mesmo, é possível... É só “correr” atrás."

Liliane Ribeiro

E cruzar a linha de chegada depois de um baita desafio como uma maratona é uma satisfação tão intensa como a que a atleta Carina Karp conta:

"Durante os treinos para a maratona eu jurava pra mim mesma que maratona seria só uma na vida, mas mal acabei a prova e era tanta adrenalina e tanta felicidade, que já estava animada para a próxima. Ainda não escolhi, mas em 2015 pretendo correr mais uma maratona. Por enquanto estou treinando para a Meia Maratona Golden Four em agosto."

E sobre a sensação de completar uma maratona?

"É incrível! Você se sente imbatível.  Eu comecei a correr em 2012, e se naquela época alguém me dissesse que em dois anos eu estaria concluindo uma maratona eu teria duvidado. Acho que fica uma lição pra vida, a gente descobre que é mais forte, de corpo e mente, do que imagina."

Carina Karp

São histórias assim que nos movem  e dão sentido ao nosso trabalho. O foco da Run e Fun  é oferecer todo suporte e orientação para que o aluno corra em segurança e com treinamento personalizado e alinhado as suas necessidades. E se o aluno não consegue estar presente nos locais de treino, como em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nossos professores dão o mesmo suporte à distância através de acompanhamento online e orientação para treinos das planilhas personalizadas.

Como falamos no começo, para corrida não basta só correr, porém para começar basta só querer!

Espero que você tenha gostado desse post que não tem o objetivo de ser técnico, mas sim que possa servir de inspiração para quem ainda não corre ou que possa promover uma motivação a mais para quem já corre, tal como: qual é a sua próxima prova?

Gostou do post? Deixe seu comentário, sugira assuntos, deixe suas dúvidas que toda semana teremos posts novos aqui!

sábado, 5 de julho de 2014

Vem novidade por aí!


Olá!

Estamos correndo para trazer uma série de conteúdos exclusivos e preparados por nossa equipe!
Vamos dar dicas, contar histórias, tirar dúvidas e muito mais.
Tudo isso para te ajudar a superar seus desafios com orientação e diversão, claro!

Semana que vem tem post novo chegando. :)

Até lá!

Equipe Run e Fun.