sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dicas para correr no frio

Sair da cama quente em pleno inverno para treinar ou ir até ao parque depois de um dia trabalho numa noite fria não é tarefa fácil. Além de motivação e foco é preciso seguir alguns conselhos para manter a saúde em dia. Afinal, nessa época  as crises de sinusite, bronquite, rinite e todos os "ites"são muito comuns.

Confira as dicas do professor Silvio Camargo para treinar no frio em ambientes externos.


(photo by Thomas Hawk)



1 - Aquecimento
Em dias frios faça um aquecimento de 15 minutos entre ritmo leve e moderado.


2- O que vestir?
Utilize roupas específicas para atividade física como casacos de nylon que funcionam como "corta vento", camiseta dry fit que absorve o suor e seca rápido. A ideia é manter a temperatura corporal. Por isso, evite roupas de algodão, pois o suor é absorvido e o tecido fica úmido ou até molhado e assim você sentirá frio. Use meias confortáveis de material sintético e de preferência própria para corrida. Se estiver muito frio use luvas e algo para cobrir a cabeça, pois perde-se muito calor pelas extremidades.

3 - Esteja visível
Se for treinar à noite em lugar que tenha circulação de carros por perto, use uma peça de roupa refletiva ou uma faixa refletiva para uma corrida mais segura.

4- Hidratação
Mantenha a hidratação com água e ou isotônicos durante todo o treino. Como temos dias com umidade do ar muito baixa, procure manter a hidratação durante todo o treino e use soro fisiológico nas narinas para mantê-las úmidas, isso evita o ressecamento da mucosa e possíveis infecções.

5 - Troca de roupa
Após o termino do treino retire toda a roupa molhada o mais rápido possível e coloque roupas secas e quentes. Mantenha-se aquecido e procure sair do ambiente externo.

6 - Cuide-se e conheça seu limite
Caso apresente dor de cabeça recorrentes, dor de ouvido ou dor de garganta, procure um otorrino para uma melhor avaliação. E se sentir algum desconforto no treino pare imediatamente.


Seguindo essas dicas diminuímos muito a chance de ter algum problema de saúde e não perdemos os treinos.

Você faz algumas coisa específica para correr no frio? Deixe nos comentário e conta pra gente!

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