sexta-feira, 29 de agosto de 2014

6 dicas para começar a correr!

A corrida além de ser o esporte mais democrático que existe é um dos mais eficientes para se manter saudável.

Faz bem ao coração, fortalece a massa muscular, ajuda no combate do colesterol e à osteoporose, auxilia no tratamento contra depressão, ansiedade e claro, na busca pelo peso ideal. Esses são alguns dos tantos benefícios que a corrida oferece e se você está aí parado, mas quer começar, confira as nossas dicas para começar bem.

by Emre Ergin


Vamos lá!

6 dicas para começar a correr


1 - Avaliação médica
Você pode pensar: "não preciso de um médico, me sinto ótimo!". Bom, você provavelmente tem convênio médico, o que custa marcar e informar ao médico que vai começar a atividade física? Você fará uma avaliação que é importante para começar com o pé direito! E ainda aproveita para atualizar o check up!

2 -  Um passo de cada vez
A dica aqui é começar devagar e conforme o treino evolui você começará a alterna caminhada leve e moderada. O seu corpo receberá novos estímulos e vai começar a "acordar" para essa nova atividade. Aqui, qualquer esforço a mais pode resultar em lesões e trauma do tipo "isso não é para mim".

Essa fase é a que chamamos de adaptação e é fundamental no início. Comece com a caminhada e perceba a sua pisada, o correto é pisar primeiro com o calcanhar e o dedão é o último a tocar o solo. Tente manter a coluna ereta e os braços levemente dobrados com os ombros relaxados. Confira um vídeo com 3 dicas para melhorar a sua postura na corrida.

by Ken Douglas


3 - Local e horário do treino
Escolha um lugar tranquilo com terreno plano e que há movimento de pessoas - assim há mais segurança. Quanto ao horário, procure um espaço na sua agenda em um período que você se sinta bem. Não adianta começar a treinar às 6h da manhã se você odeia acordar cedo. Se você fizer isso essa nova rotina não vai durar uma semana. Para criar um hábito é preciso criar condições favoráveis para que esse algo novo se encaixe na sua vida.


4 -  O tênis
É importante usar um que você se sinta bem e que seja para prática esportiva. Com o tempo você vai pegar o gosto pela corrida e aí vale a pena ir a uma loja em que você consiga avaliar a sua pisada e investir no tênis ideal para você.

(by Aaronth)


5 - Alimentação
Saco vazio não para em pé! Lembre-se de se alimentar entre 1 hora e meia hora antes e prefira algo leve que tenha carboidrato como uma maça, um pão integral com queijo branco.

6 - Muita calma nessa hora!
Por último, sinta até onde você pode ir. Seu corpo vai te mostrar o limite. Sentiu algum desconforto como uma tontura ou dor intensa? Pare imediatamente. É normal sentir um pequeno cansaço no início, afinal, você está começando. Mas conheça o seu ritmo. E claro, não esqueça da água! Hidratação é fundamental!




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