sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O que você precisa saber sobre meias de compressão

Entre tantos materiais e novidades que prometem melhorar o desempenho do corredor, as meias de compressão são acessórios cujo principal benefício é a regeneração muscular após treinos mais longos.

Porém é preciso pesquisar bem para saber se você pode e deve fazer uso dessas meias - uma vez que o mau uso pode provocar efeitos prejudiciais.

Conversamos com Renato Dutra, diretor técnico da Run e Fun que esclarece o assunto.

bym.p.3



Por isso, antes de aderir aos uso das meias, seja para performance ou por tendência de moda (sim, há quem use apenas por "estilo"), converse com um médico vascular e havendo indicação pesquisa o modelo ideal para você.


Essas meias são provenientes de estudos antigos e recomendadas para quem necessita do seu uso durante o dia a dia como forma de suprir a deficiência no retorno venoso (retorno do sangue das pernas para o resto do corpo).


Para quem é indicado as meias de compressão?
As meias são indicadas para corredores altamente treinados. Alguns atletas mostram melhora da performance, mas outros não. O tema ainda é polêmico, porém nota-se a diminuição do desgaste provocado por treinos mais intensos ou longos.

Também são indicadas para pessoas que comprovadamente apresentam alguma anomalia vascular. Ou seja, após avaliação do médico vascular (essa especialidade é voltada para tratamento das artérias, veias e vasos linfáticos).  


Existe alguma restrição de uso?
Sim. É preciso inicialmente fazer uma avaliação com o médico vascular e também avaliar o formato da perna. Há pessoas com a canela fina e panturrilha bem desenvolvida, por exemplo, e as meias de modelo padrão não consideram este caso particular.
Outra dica importante é aprender a vestir a meia do jeito correto. Isso porque se mal colocada pode causar efeito contrário, ou seja, "garrotear" a perna (estrangulamento das veias e artérias).



Qual é a marca que você recomenda?
Eu recomendo a Bauerfeind, uma marca alemã muito respeitada. Há diversas marcas esportivas que também fabricam essa meia, porém restritas aos tamanhos P, M e G. A Baeurfeind tem a maior gama de tamanhos e principalmente de formato de pernas.


Dica do treinador!
Em se tratando de meias de compressão, o tiro pode sair pela culatra. Se a meia não estiver adequada ao formato da perna, o atleta corre o risco de sofrer efeito contrário. Isto é, a meia acaba aprisionando o sangue nas extremidades inferiores e aí o resultado é muito pior do que não usar qualquer meia de compressão.


Obs: Esses post não é publicitário. A indicação da marca é apenas uma recomendação do professor e não tem qualquer cunho comercial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário