sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Correr para emagrecer! Confira as dicas para perder peso com a corrida


(by jacsonquerubin)

Emagrecer é o desejo de quase todo mundo. No caso das mulheres, mesmo que estejam no peso ideal, sempre tem aqueles 2 quilos que não precisariam pesar na balança. Mas para emagrecer com saúde e atingir os objetivos em menor tempo, todo mundo sabe que é preciso aliar uma boa alimentação e atividade física.

Muita gente busca na corrida uma solução para a perda de peso. Porém, é preciso saber algumas coisas para que o treino seja eficiente. Afinal, não basta colocar o tênis e dar algumas voltinhas na praça sem estar atento a freqüência ideal e estímulo de treino.

Se você quer emagrecer dá uma olha em algumas orientações que o Renato Dutra, diretor técnico da Run e Fun, explicou para gente.

Como deve ser o treino para quem quer emagrecer?

Quando o assunto é correr para emagrecer, estudos recentes mostram que treinos mais intensos (acima de 90% da frequência cardíaca máxima) e principalmente os intervalados (aqueles que alternam períodos mais curtos e em ritmo forte com intervalos de caminhada/trote bem leve) exercem um efeito mais potente para queimar gordura.

Apesar de durante o treino a principal fonte energética ser o carboidrato, após o treino o corpo passa a queimar mais gordura e continua queimado por muitas horas. Este efeito não acontece com os treinos mais longos e os de menor intensidade.

Os pesquisadores acreditam que a descarga de adrenalina e de GH (hormônio do crescimento e que também ajuda a queimar gordura) após sessões mais intensas tem um papel importante neste sentido.

(by Willian Ward)


Qual deve ser o tempo do treino e a frequência ideal? É importante saber que é após 20 minutos de treino que o seu organismo começa a queimar gordura  de maneira mais intensa. Sendo assim, é interessante fazer em torno de 40 minutos a 1 hora para conseguir queimar gordura. Quanto a frequência é ideal treinar 2 a 3 vezes por semana intercalado dia de descanso, principalmente, para quem está começando ou que está com sobrepeso. 

É preciso dar o devido descanso, pois seus músculos e ossos estão se adaptando ao estímulo da corrida. Dessa forma você previne lesões e não deixa de treinar porque se machucou ou exagerou no treino.

E o que comer antes e depois do treino?

Antes de falar o que comer é importante saber que mesmo que você esteja fazendo dieta é fundamental seguir algumas regrinhas básicas para perder peso do jeito certo - que é perder gordura em vez de massa muscular, por exemplo. Assim, antes do treino coma algum carboidrato para ter energia e evitar a queima de massa muscular, como maçã, pão integral, por exemplo. Depois da corrida você vai precisar de proteína para recuperação e reconstrução da fibra muscular. Algumas sugestões são: frango ou bife grelhado, sanduíche de peito de peru ou castanhas. Claro que uma dessas opções e não tudo junto!

E se precisar daquele força, lembre-se!

A equipe de professores da Run e Fun tem oferecido treinos focados nesse objetivo, uma vez que o emagrecimento cada vez mais vem sendo o desejo (e necessidade) de muitas pessoas.

E não esqueça de fazer uma avaliação médica antes de começar!

Bom treino!



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