segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Maratona de Berlim: dicas, curiosidade e playlist pra treinar

A pouco mais de 1 mês acontece o grande desafio para muitos atletas que estão treinando forte para fazer os 42 km na linda cidade alemã. A Maratona de Berlim é uma das principais provas do mundo e faz parte da World Marathon Majors, assim como as maratonas de Boston, Nova York, Tóquio e Londres.


Além de uma organização impecável, a prova é conhecida também por quebras de recordes devido ao seu percurso plano, rápido, em uma época de clima ameno e claro, por atrair os melhores atletas do mundo.

Para você que está treinando, ou pretende um dia chegar lá, reunimos algumas curiosidades sobre a maratona. Esse post não tem a intenção de trazer detalhes técnicos, práticos que irão mudar a sua performance. Mas que podem servir de assunto para muitos bate-papos regados as melhores cervejas que você poderá curtir por lá...depois da prova, claro! ;)



1 - A primeira corrida e os primeiros vencedores

A primeira maratona de Berlim aconteceu em outubro de 1974 e reuniu 286 atletas. Imagine só que hoje em dia participam em torno de 40 mil corredores! Os primeiros vencedores foram, no  grupo masculino, Gunter Hallas com 2:44:53 e no grupo feminino, Jutta von Haase  com 3:22:01.


Portão de Brademburg, by Tom Greuter 




2 - O recorde atual

O melhor tempo na maratona de Berlim é do queniano Wilson Kipsang com 2h03min23s cravado em 2013. A sua marca bateu o também queniano Patrick Makau, cujo recorde foi marcado em 2011 com 15 segundos de diferença.


Wilson Kipsang, by avda-foto



3 - Percurso histórico

O percurso começa no Siegessäule ou Obelisco da Vitória, erigido para comemorar as vitórias militares entre 1864 e 1871. Já a chegada é no magnifico e imponente portão de Brademburg, uma antiga porta da cidade e um grande marco da cidade. Dá uma olhada no mapa abaixo e confira quantos monumentos, prédios e construções históricas fazem parte do cenário da corrida.


Clique aqui para ampliar




4 - Música ao Vivo

Durante o percurso mais de 80 bandas animam os corredores e empurram adiante com sons que variam de jazz a samba.


Música no KM 16, by Marcus Winkler



5 - Uma feira que faz a alegria dos atletas Nos três dias que antecedem o evento, além de fazer os passeios pela linda cidade, uma boa dica é visitar os estantes da maior feira alemã que envolve o mercado de atividade física e qualidade de vida - a Feira Berlim Vital. É uma oportunidade de conhecer as últimas tendências na área de corrida e testá-las - afinal você estará na melhor feira de corrida do mundo.

6 - Playlist para treinar
Encontramos no Spotify algumas playlists criadas por usuários que estão treinando para a maratona também. A que selecionamos abaixo tem 1 hora de duração e é ideal para um treino mais forte e que você terá a companhia de U2, Avicii, Iron Maiden e Coldplay.

Para conferir diretamente do aplicativo do celular, basta procurar por "berlin marathon" e curtir essa e outras playlists. Aproveite e aperte o play abaixo para ouvir agora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário