sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Quanto mais distância melhor?

Muitos corredores adoram falar o quanto “rodam” por semana e ficam até comparando com a quilometragem semanal dos amigos.


Mas será que o volume de treino é realmente tão importante? E para  a performance será mesmo que quanto mais distância melhor? Para responder essas dúvidas muito comum entre os atletas, fomos falar com Renato Dutra, direto técnico da Run e Fun.


Para Renato é preciso ter muito cuidado quando se fala em volume de treino.




Veja abaixo duas formas de acumular o mesmo volume de 50km e responda qual você acha o melhor modelo?


1 - Volume concentrado: aquele que treina com 3 sessões semanais acumulando uma distância mais longa em uma ou mais.
Exemplo: Treino 1 15km + treino 2 15km + treino 3 20km= 50km


2 - Volume distribuído: o contrário do modelo acima. Sendo 5 sessões na semana.
Exemplo: treino 1 10km + treino 2 10km + treino 3 15km + treino 4 8km + treino 5 7km.
E aí, qual é o melhor modelo na sua opinião?


De acordo com estudos, a ciência mostra que a frequência semanal de estímulos é mais importante do que o total acumulado.


Em outras palavras... é mais eficaz para o corredor que distribua seus 50-60km semanais por cinco ou até mesmo seis treinos durante a semana. Assim o volume semanal será uma consequência. 

Estudos mostram também que as frequências semanais mais altas são estímulos mais potentes para a melhora da resistência aeróbia, ainda que com sessões mais curtas de apenas 30 minutos.


Resumindo: a crença de quanto mais distância melhor tem seu fundo de verdade, desde que seja conquistada através de treinos mais frequentes.

Bons treinos!



* Gostou do post? Deixe seu comentário e sugira assuntos, envie suas dúvidas que podemos respondê-las aqui no blog! ;)

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