segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que é pace?

Foto by Jenna



Quando começamos a correr alguns termos passam a fazer parte do nosso dia a dia de treino. E para melhorar a performance é preciso conhecê-los. Por exemplo, você está lá na esteira fazendo aquele trotinho e vê que no display da esteira está marcando tempo, distância um tal de pace. Por isso, pedimos ao nosso direto técnico, Renato Dutra, explicar o que é e como funciona. Dá uma olhada.

Pace é o termo em inglês para o que antigamente falávamos Ritmo. Corresponde a uma intensidade de corrida. Há várias intensidades, isto é, paces para treinar corrida.
Basicamente temos quatro zonas para treinos:



ZR (muito Leve) : na Run e Fun denominamos esta zona de ZR que corresponde a um esforço muito leve. Fica geralmente entre 60 e 70% da FC máxima. Bom para iniciantes ou aquecimento e desaquecimento dos treinos.

ZM (leve): chamamos de ZM e é muito usada para treinos leves e contínuos e/ou nos longos para meia e maratonas. Fica entre 75 e 85% da FC máxima.

ZE (moderado): chamamos de ZE e é usada em menor quantidade para treinos com tiros longos (acima de 5 minutos). Fica entre 85 e 90% da FC máxima. Esta é uma intensidade que consideramos "perigosa", pois é fácil o atleta exagerar, mas fugindo da proposta do treino.

ZT (forte/difícil): chamamos de ZT e é usada com muita parcimônia. Apenas para tiros curtos (de até 5minutos). Fica acima de 90% da FC máxima. Contra indicada para iniciantes.








Enfim, o importante é saber que há 4 paces diferentes, cada qual com sua função fisiológica de treino e que devem compor a rotina semanal do corredor. E é muito importante ter e seguir a orientação de um treinador para que os treinos sejam eficazes e seguros.


Se você está treinando sozinho é importante saber como usar essas diferentes variações que mostramos acima. É com um treino bem montado que você melhorará o seu desempenho.

A Run e Fun oferece assessoria de caminha e corrida tanto presencialmente, no Rio, São Paulo e BH, como também à distância. Você pode ter um treinador à sua disposição mesmo sem estar presente nos locais de treinos e receber semanalmente uma planilha personalizada. Para saber mais acesse www.runefun.com.br

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